spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Polícia Civil e MPE já encontraram o nome de Pábio Mossoró em planilha de organização que fraudava pesquisas eleitorais

A recente decisão da justiça eleitoral de Valparaíso de Goiás, que determinou a suspenção da divulgação de pesquisa de intenção de votos favorecendo o pré-candidato a prefeito Marcus Vinícius (MDB), correligionário do atual gestor da cidade, Pábio Mossoró, acendeu o alerta sobre o possível uso de pesquisas falsas para influenciar os eleitores.

Pábio Mossoró já teve o nome ligado a divulgação de pesquisas eleitorais fraudadas / Fotomontagem do Jornal

Nas eleições municipais de 2020 a Justiça Eleitoral do Estado de Goiás passou pelo constrangimento de ter desbaratado um grande esquema de venda de pesquisas falsas apenas após a realização do pleito, mesmo com todos os indícios e precedentes que alertavam para o grupo criminoso, que agiu em 191 dos 246 municípios de Goiás, incluindo em Valparaíso.

Veja a lista de municípios atendidos pelas fraudes:

Fonte: O Popular

Na Operação Leão de Nemeia, que em seus desdobramentos tardios prendeu o empresário Márcio José Pereira Gomes, dono do Instituto de pesquisas Ipop-Cidades & Negócios, em 20 de dezembro de 2020, foram encontradas planilhas onde o nome de Pábio Mossoró constava como um dos compradores das fraudes. Ao lado do nome do então prefeito reeleito constava a informação do suposto pagamento de uma entrada a vista e mais quatro parcelas via transferência, provavelmente bancárias.

Além da publicidade das pesquisas falsas para influenciar os eleitores, o esquema também trabalhava na camuflagem do uso de Caixa 2 para pagamentos de, no mínimo, R$ 700 mil pelos levantamentos, indicando que os mesmos eram custeados pelo próprio Instituto, que tinha um capital social de apenas R$ 150 mil registrado na Junta Comercial de Goiás (Juceg), sem informar os valores nas prestações de contas das campanhas.

Advogados diziam à época que, se o caso fosse levado ao cabo, a Justiça Eleitoral de Goiás poderia ter que modificar o resultado das eleições, que ela própria organiza e valida, em mais de dois terços dos municípios do estado.


Leia também

Operação do MP busca candidatos que contrataram pesquisas fraudadas e Pábio Mossoró entra mira

Dono de instituto acusado de fraudar pesquisas eleitorais, inclusive em Valparaíso, é preso

Exclusivo – Com provas que incluem Pábio Mossoró, MP pede a cassação de prefeitos em Goiás


.ultimas

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques