A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (14) a sexta fase da Operação Lesa Pátria contra os atos golpistas praticados por bolsonaristas que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro .

O Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por manifestantes que, na tentativa de provocar uma intervenção militar e revertes o resultado da eleição presidencial, destruíram os imóveis, móveis e objetos das instituições.
Os agentes da PF cumprem 8 mandados de prisão nesta nova fase. Há ainda 13 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal (STF) em Goiás, Minas, Paraná, Sergipe e São Paulo.
A chamada Operação Lesa Pátria tem como objetivo, também, identificar os responsáveis e os financiadores envolvidos nas invasões.
Os crimes investigados são:
- Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- Golpe de Estado;
- Dano qualificado;
- Associação criminosa;
- Incitação ao crime;
- Destruição;
- Deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Mais de 1.200 pessoas envolvidas nos atos foram presas, uma intervenção federal no Distrito Federal foi decretada, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) foi afastado do cargo e o ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, que foi ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi preso .








