A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (25) um novo reajuste dos combustíveis. A gasolina e o diesel vão sofrer mais um aumento a partir desta terça-feira (26).
De acordo com a petroleira, a gasolina vai subir 7,04%, enquanto o diesel será reajustado em 9,15%.
No caso da gasolina, o impacto de mais esse aumento via ser em média de R$ 0,21 por litro do combustível, no bolso do consumidor. Já a alta do diesel, que afeta, principalmente, os caminheiros, representa R$ 0,28 a mais por litro.
No comunicado, a Petrobras informou que esses reajustes “são importantes para garantir que o mercado siga sendo suprido em bases econômicas e sem riscos de desabastecimento”.
Traduzindo, o reajuste busca manter as margens de lucro dos acionistas, de maneira a manter o financiamento da companhia.
A taxa de câmbio no Brasil, pressionada justamente e principalmente pelas tensões e políticas do governo Bolsonaro, segundo analistas, e o aumento do preço do barril no mercado internacional contribuíram para a decisão da petroleira, “especialmente relevante no momento que vivenciamos, com a demanda atípica recebida pela Petrobras para o mês de novembro de 2021“, acrescentou a estatal em nota.