A pesquisa Genial/Quaest mostra que 90% dos brasileiros querem que a eleição presidencial acaba no primeiro turno, no dia 2 de outubro. A informação foi divulgada pela colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Entre os eleitores, 50% diz que “não aguenta mais a eleição”, sendo essa a resposta de 52% das mulheres e 46% dos homens. Entre quem ganha dois salários mínimos, a vontade de que a eleição termine é maior: 53% contra 41% dos que ganham mais de cinco salários mínimos.
Já entre os que votam em Lula (PT), 93% querem o fim da eleição em 2 de outubro, índice quase igual entre os que escolhem o presidente Jair Bolsonaro (PL), de 94%; 80% dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) querem que o pleito acabe no primeiro turno, assim como os eleitores de Simone Tebet.
De acordo com a pesquisa, 18% dos eleitores disseram que querem que o candidato de preferência deles “vença logo”, porque temem o resultado do segundo turno.
O levantamento ouviu 2 mil eleitores entre os dias 24 e 27 de setembro, em entrevistas presenciais. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-04371/2022.