A pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira, 5, encomendada pela TV Globo, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31% na disputa pela presidência da república.

Fotos: Reprodução
Comparando com o levantamento estimulado anterior, quanto o entrevistado recebe uma lista com o nome dos candidatos, divulgado pelo Jornal Nacional a uma semana, em 29 de agosto, o petista mantém a tendência de estabilidade com a mesma pontuação, enquanto Bolsonaro, que figurava com 32%, vê seu crescimento gradual sendo interrompido por uma queda dentro da margem de erro.
Na sequência da corrida presidencial, Ciro Gomes (PDT) obteve 8% das menções e Simone Tebet (MDB) foi a preferência de 4% dos entrevistados. Os dois candidatos oscilaram um ponto para cima com relação à pesquisa anterior e seguem empatados tecnicamente, no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Felipe d’Avila segue com 1%, como na última pesquisa. Soraya Thronicke (União Brasil) também tem 1%.
Os nomes de Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto cada um.
A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00922/2022.
Pesquisa espontânea:
Na resposta espontânea, em que não são mostrados os nomes dos candidatos, os percentuais de Lula e Bolsonaro estão próximos da estimulada. Lula tem 42% e Bolsonaro, 30%, o que apontaria para uma cristalização do cenário.
- Lula (PT): 42% (40% na pesquisa anterior, em 29 de agosto)
- Jair Bolsonaro (PL): 30% (31% na pesquisa anterior)
- Ciro Gomes (PDT): 5% (4% na pesquisa anterior)
- Simone Tebet (MDB): 2% (2% na pesquisa anterior)
- Felipe d’Avila (Novo): 0% (0% na pesquisa anterior)
- Léo Péricles (UP): 0% (0% na pesquisa anterior)
- Pablo Marçal (PROS): 0% (0% na pesquisa anterior)
- Soraya Thronicke (União): 0% (0% na pesquisa anterior)
- Constituinte Eymael (DC): 0% (0% na pesquisa anterior)
- Roberto Jefferson (PTB): não foi citado (não foi citado no levantamento anterior)
- Sofia Manzano (PCB): não foi citada (0% na pesquisa anterior)
- Vera (PSTU): não foi citada (não foi citada na pesquisa anterior)
- Branco/nulo: 7% (9% na pesquisa anterior)
- Não sabe/não respondeu: 13% (14% na pesquisa anterior)