Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º) mostra o ex-presidente Lula (PT) com 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Ciro Gomes (PDT) tem 9% e Simone Tebet (MDB) chegou a 5%.

Enquanto o petista oscilou 2 pontos negativamente, o pedetista e a emedebista avançaram 2 e 3% respectivamente, reduzindo a chance da vitória de Lula em 1º turno.
Bolsonaro se manteve estável.
Soraya Thronike (União Brasil) e Pablo Marçal (PROS) pontuaram pela primeira vez e empataram numericamente com Felipe d’Avila (NOVO), com 1% cada.
Véra Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Roberto Jeferson (PDT) foram citados, mas não atingiram 1%.
Os que pretendem votar Branco ou Nulo passaram de 6% para 4%. Não sabem ou não quiseram responder são 2%.
Votos Válidos
Descartando votos nulos, brancos e indecisos, Lula caiu de 51% para 48%, o que deixa mais distante a possibilidade de a eleição ser decidida no primeiro turno. Bolsonaro oscilou de 35% para 34% da preferência entre os entre vistados.
Intenção de voto espontânea
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Lula aparece com 40% das intenções de voto; e Bolsonaro, com 28%. Ciro foi citado por 2%; e Simone Tebet, por 1%.
Segundo turno
O cenário para um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro também mudou. Agora, o ex-presidente tem 53% das intenções de voto, ante os 54% medidos em 18 de agosto, e o atual presidente, foi de 37 para 38%.
A pesquisa Datafolha foi encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo e ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-00433/2022.