Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (15), aponta que 62,2% dos brasileiros consideraram “injustificada” a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar em 50% os produtos brasileiros.

Supostamente articulada pelo deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), a medida contra o Brasil tem outras justificativas secundárias mas a principal delas, a primeira e mais destacada da carta enviada pelo estadunidense ao governo brasileiro, é uma “intromissão” nos assuntos internos, exigindo a interrupção “imediata” do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por golpe de estado.
Apenas 36,8% dos 2.841 entrevistados entre 11 e 13 de julho classificaram a medida, anunciada para entrar em vigor em 1º de agosto, como justificada.

Por outro lado o estudo indica que 44,8% dos respondentes aprova a reação do governo Lula, que disse estar pronto para negociar questões comerciais, mas que “a soberania brasileira é inegociável”. Para 25,2% a resposta brasileira ainda foi fraca, poderia ter ido além, e apenas 27,5% achou agressiva.

Sob o comando do vice-presidente Geraldo Alckmin, o governo brasileiro tem organizado reuniões com empresários, tanto nacionais quanto americanos, para organizar as negociações junto ao regime trumpista.