Apresentadora Ana Maria Braga elogiou a beleza do lugar e informou sobre as possibilidades de turismo aquático no Rio São Domingos

O Parque Estadual de Terra Ronca (Peter) foi destaque do programa Mais Você, da TV Globo, comandado por Ana Maria Braga, nesta segunda e terça-feira, 7 e 8 de julho.
A apresentadora elogiou a beleza do lugar e informou sobre as possibilidades de turismo aquático no Rio São Domingos. O parque fica localizado entre os municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, no nordeste do estado goiano, a 422km da Região do Entorno Sul do Distrito Federal.
“A gente fica olhando e pensa que é uma esmeralda, né? Parece uma joia”, comentou a apresentadora ao lado de Louro Mané, que também se encantou com as imagens exibidas.

Considerado um dos maiores complexos de cavernas da América do Sul, o Parque impressiona visitantes e pesquisadores pela grandiosidade e riqueza natural. Criado em 1989, Terra Ronca abriga mais de 60 cavarnas nolhadas e 200 cavernas, e diversos atrativos naturais, entre grutas, veredas, morro, cascatas, rios de águas cristalinas e uma fauna e flora únicas, típicas do ambiente cavernoso.
O maior parque estadual de Goiás, com uma área de 57 mil hectares, o parque se destaca pela biodiversidade, recursos hídricos e diversidade de paisagens, sendo um dos destinos mais procurados por amantes do ecoturismo. A região também conta com pousadas e restaurantes para atender aos turistas.

Para garantir a segurança e a preservação do local, os visitantes devem seguir algumas regras de visitação:
- Cada pessoa deve portar uma lanterna portátil com baterias sobressalente
- É obrigatório o uso de calçado fechado antiderrapante, capacete e, preferencialmente, roupas adequadas (como calça e camiseta com manga);
- Todos os grupos devem estar acompanhados por um condutor credenciado pelo parque;
- O grupo deve permanecer unido durante toda a visita às cavernas, sem dispersões;
- É proibida a entrada de pessoas alcoolizadas ou com bebidas alcoólicas;
- Não é permitido o uso de iluminação com acetileno (carbureteiras) ou outras fontes que emitam calor ou fuligem excessiva;
- As visitas às cavernas ocorrem entre 8h e 17h (horário normal) ou até 18h (no horário de verão);
- A entrada com animais domésticos nas cavernas é proibida.