
O Papa Francisco foi internado nesta quarta-feira (29) em um hospital de Roma após um quadro de infecção respiratória. Em comunicado, o Vaticano informou que o papa passou por exames após se queixar de cansaço e dificuldade para respirar nos últimos dias.
A nota ainda diz que ele testou negativo para a Covid-19.
Mais cedo, também foi informado que o papa havia sido internado para realizar alguns exames e que possivelmente passaria a noite no hospital. Os resultados apontaram um quadro de infecção respiratória que "exigirá alguns dias de terapia médica hospitalar apropriada"
, conforme o texto.
"Nos últimos dias, o Papa Francisco se queixou de algumas dificuldades respiratórias e esta tarde foi à Policlínica A. Gemelli para fazer alguns exames médicos (infecção por covid-19 excluída) que exigirá alguns dias de terapia médica hospitalar apropriada"
, afirmou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, a jornalistas.
O Vaticano desmarcou uma entrevista que o pontífice teria ainda nesta quarta e cancelou audiências públicas e privadas que exigiam a presença dele nesta quinta (30) e na sexta (31).
De acordo com a agência de notícias Ansa , o papa está em um apartamento localizado no 10º andar do Policlínico Gemelli, onde há a chamada “área dos papas“. Francisco ficou internado no local em julho de 2021, quando realizou uma cirurgia no cólon, e o Papa João Paulo II também já utilizou o apartamento diversas vezes.
Segundo o jornal italiano Corriere della Sera , o papa teria chegado ao hospital em uma ambulância, no fim desta manhã, após passar mal com problemas no coração e dores pulmonares. As informações, de acordo com o jornal, vêm de fontes de dentro do próprio hospital, mas elas não foram confirmadas pelo Vaticano .