O Palmeiras jogou com eficiência neste sábado (23), fez um gol no primeiro tempo e segurou o placar de 1 a 0 sobre o lanterna Atlético-GO no Antonio Accioly, até o fim. O jogo, válido pela 35ª rodada, foi decidido pela conversão de Raphael Veiga. Mas a melhor notícia veio do Rio.
No Nilton Santos, o Botafogo empatou com o Vitória em 1 a 1. Dessa forma, o Palmeiras assume a liderança a três rodadas do fim da Série A, com 70 pontos, o mesmo do time carioca, más com uma vitória a mais (21 a 20).
Na próxima terça-feira (26) o Alviverde recebe justamente o Glorioso, no Alianz Park, num jogo que pode ser decisivo para o Brasileirão, faltando duas rodadas para o final.
Com esta derrota, o Atlético Goianiense é oficialmente o primeiro time rebaixado do Brasileirão 2024. Na lanterna, com 26 pontos e apenas mais nove pontos a disputar, o máximo que conseguiria seria 35 pontos. O primeiro time fora do Z4, o Juventude, já tem 38.
O jogo
Muito superior tecnicamente, o Palmeiras impôs seu estilo de jogo para dominar totalmente o lanterna Atlético-GO. Antes dos dez minutos, Richard Ríos e Raphael Veiga finalizaram com perigo e, aos 19, após jogada de Estêvão pela direita, o garoto-sensação rolou para a conclusão de Raphael Veiga. A bola bateu em Alix e enganou o goleiro Ronaldo.
Apesar do Atlético finalizar para defesa de Weverton, o Palmeiras tinha o jogo na mão. Afinal, Rony mandou na trave e Marcos Rocha e Vitor Reis quase ampliaram. O Atlético-GO, mesmo equilibrando na posse (50%), teve a sorte de perder por apenas 1 a 0 nos 45 minutos iniciais.
O Palmeiras voltou bem menos intenso, até displicente em alguns lances. Afinal, cozinhou demais o jogo no meio de campo, numa nítida sensação de que estava se poupando para o jogo contra o Botafogo, nesta terça-feira, no Allianz Parque. Tanto que o primeiro lance de maior perigo só aconteceu aos 22 minutos. Felipe Anderson, que estava apagado, fez a sua melhor jogada, rolando para Gabriel Menino entrar livre na área. Mas o apoiador, que substituiu Raphael Veiga, chutou rente à trave direita de Ronaldo. No fim, debaixo de forte chuva, o Atlético pressionou. Mas sem sucesso. Enfim, Palmeiras 1 a 0. Enfim, Verdão na liderança.