spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Obras da prefeitura de Valparaíso falham novamente e chuva volta a alagar ruas e escolas da cidade

Ainda antes da chegada das chuvas mais fortes, o município de Valparaíso de Goiás já sofre com os alagamentos, que vêm se agravando nos últimos anos pela infraestrutura cada vez mais precária na cidade.

Obras da prefeitura de Valparaíso de Goiás falham novamente e moradores sofrem com o caos da falta de infraestrutura / Fotos: Reprodução

De acordo com registro de populares, regiões onde o governo do prefeito Pábio Mossoró (MDB) fez obras para instalação de rede de drenagem e pavimentação, lançadas pelo seu candidato a sucessor, Marcus Vinícius (MDB), que veio a ser eleito, estão passando pelos maiores problemas.

Na Rua Tupinambá, conhecida como antiga avenida da Anapolina, por exemplo, populares gravaram vídeos nesta terça-feira (22), que mostram a água da chuva se avolumando na pista até formar uma espécie de cachoeira num buraco aberto pela prefeitura para corrigir defeitos dessa parte da obra, que faz parte de um conjunto de investimentos de R$ 61,94 milhões e não estariam funcionando.

A rua foi interditada para a implantação das galerias de águas pluviais poucos meses da eleição, gerando prejuízo aos comerciantes, que preenchem majoritariamente a via, mas criando uma grande expectativa positiva nos moradores do Setor de Chácaras Anhanguera. Não funcionou.

O asfalto da via estava afundando nos pontos de captação das águas pluviais, conforme registros feitos no dia 18 de outubro recente, o que forcou a tentativa de remendo por parte da prefeitura.

Vídeo gravado em 18 de outubro de 2024

Na duplicação da Rua 91, que separa o Jardim Céu Azul, 3ª Etapa, e o Anhanguera C, a rede de capitação das águas pruviais instaladas também durante o período pré-eleitoral e eleitoral não conseguiram não teve a vazão suficiente nem para a metade da água das chuvas de baixa intensidade do sábado (19) e a descaída da pista nova fez foi jogar a enxurrada para dentro das casas.

Escolas reformadas no início do ano também foram inundadas com a água que vinha do teto, escorria pelas luminárias e alagava as salas de aula.

Um vídeo publicado pelo perfil @valparaisodegoiasonline no Instagram mostra alunos desorganizados, aparentemente sem comando, carregando cadeiras em busca de algum lugar seco e outros sentados, com os pés para cima, tentando evitar a água. Segundo o Site da prefeitura, essa unidade de ensino foi reinaugurada em abril de 2023, após uma reforma que custou mais de R$ 393 mil

Noutro vídeo uma criança filma a própria escola, a Municipal Ayrton Senna, também reformada, essa a dois anos, inundada.

"Olha isso velho! Meu Deus! Fui colocar o meu pé, afundou ó", disse o garoto, que deve ter cerca de 8 a 10 anos.

Criança filma a Escola Municipal Ayrton Senna, em Valparaíso de Goiás, inundada pela chuva de 22 de outubro de 2024

De acordo com a CLIMATEMPO, os próximos quinze dias vão ser de chuva, normalmente moderadas como até o momento, porém o volume de água previsto a partir de sábado (26) e os dois dias seguintes devem ser de três vezes maior, podendo chegar a 18mm/h.

.ultimas

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques