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O tema “eleições brasileiras” bate recorde de publicações jornalísticas no mundo

A semana do dia 19 a 25 de setembro registrou o maior número de menções ao pleito presidencial brasileiro em veículos de notícias, nos últimos 100 dias em todo o mundo.

Urnas eletrônicas brasileiras / Foto Reprodução (Rodolfo Buhrer – Reuters)

O dado é da plataforma Nexis Newdesk, de monitoramento da cobertura de mídia sobre a eleição nacional.

Foram quase duas mil publicações sobre as eleições brasileiras entre as 80 mil fontes de notícias monitoradas no mundo todo, incluindo as do próprio país, e em diversos idiomas. Houve um aumento de 38,1% no número de matérias apenas na última semana em relação à anterior.

Desse total, 51,9% das reportagens e colunas foram em português. As publicações em inglês somam 25%, enquanto as matérias em espanhol representam 21,1%. Os textos em francês somam 1,8% das publicações sobre as eleições brasileiras em todo o mundo.

Os Estados Unidos são o país estrangeiro que mais publica notícias a respeito do pleito presidencial brasileiro: foram mais de 3,7 mil artigos desde o início da campanha eleitoral até o último domingo (25). A Argentina vem na sequência, com Espanha, Portugal e Reino Unido fechando os cinco países com a maior cobertura.

Uma diferença destacada pela pesquisa foi o fato de o Canadá ocupar a 9ª colocação na lista, ultrapassando países vizinhos sul-americanos como Chile e Colômbia, que poderiam ter mais interesse nas eleições brasileiras.

Entre os principais temas das publicações, tanto as nacionais quanto as internacionais abordam temas similares. São priorizadas as colunas e análises das pesquisas mais recentes de intenção de voto.

Durante a semana passada, também ganhou as manchetes a declaração da embaixada dos Estados Unidos no Brasil de que as eleições deverão ter seu resultado reconhecido por quem vencer o pleito ao Palácio do Planalto.

Já parte das publicações em espanhol foca em como o resultado irá afetar os países vizinhos na América Latina diante de programas econômicos bastante distintos.

Contudo: CNN Brasil

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