Números da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás colocam o município de Novo Gama com os menores números de casos confirmados e mortes causadas por “arboviroses” transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como dengue, Chikungunya e Zika.
Até a 12ª semana epidemiológica de 2022, a cidade notificou 150 casos de Dengue, por exemplo, enquanto em Luziânia foram 2.006 e Valparaíso chegou a 504 infectados.
Os dados são do Painel da Dengue, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde, com dados compilados de todos os municípios de Goiás
De acordo com o prefeito Carlinhos do Mangão (PL), "esse resultado é consequência do investimento da prefeitura e de um trabalho forte da equipe da saúde, principalmente das equipes de prevenção em endemias e da conscientização da população, que está colaborando"
.
Além das ações comuns, de prevenção e conscientização, realizadas inclusive no auge da pandemia de Covid-19, o governo Mangão também adquiriu em meados de 2021 uma máquina de UBV Pesado, mais conhecido como “fumacê”. Até então a cidade só tinha as “bombas costais”.
Ainda de acordo com o Painel, Novo Gama segue o ano sem nenhum caso confirmado de Chikungunya e Zika Vírus.