A prefeitura de Novo Gama, por meio da sua Secretaria Municipal de Educação, comandada pelo secretário Leozenito de Freitas, confirmou nesta quarta-feira (05), a decisão de pagar o “Abono Fundeb” aos servidores da pasta.
O benefício é resultante das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), vinculadas à folha de pagamento da categoria.
Segundo o prefeito Carlinhos do Mangão (PL), "A valorização dos servidores municipais é uma prioridade da gestão"
e a concessão do benefício era uma questão de viabilidade legal e orçamentária.
"Nós tivemos que esperar uma análise jurídica e depois técnica das contas para tirar a prova de que fizemos o dever de casa e podemos chegar nesse momento e anunciar que os servidores da educação de Novo Gama vão receber o rateio"
, completou Mangão.
Conforme informações preliminares da secretaria, os professores efetivos de 40 e 20 horas vão receber o rateio sobre R$ 2,8 milhões pelo ano de 2021 completo, já os temporários de 33 e 18 horas recebem o abono sob o mesmo valor, mas proporcional à carga horária e aos meses de contrato.
Para os trabalhadores da área administrativa escolar municipal, a cota do rateio vai ser de R$ 2 mil para o ano completo, ou proporcional aos meses trabalhados.
Esse abono é bem-vindo!