Oscar Piastri venceu a Sprint do Grande Prêmio 2023 do Catar de F1, depois de largar na pole position neste sábado (7) em Losail. Essa foi a primeira vitória do jovem australiano, que faz sua temporada de estreia na categoria pela McLaren.
Max Verstappen terminou na segunda posição e selou o tricampeonato mundial em 2023, a seis corridas do fim da temporada e depois de sua equipe, a Red Bull, ter garantido o título de construtores já no Japão, duas semanas atrás.
Lando Noris levou a outra McLarens ao terceiro posto, e recebeu a última medalha das que são distribuídas nas corridas Sprints, no lugar dos troféus.
George Russell, que chegou a liderar com sua Mercedes após uma largada espetacular, impulsionado pelos pneus macios, teve que se contentar com a quarta posição, imediatamente à frente do seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, que fez uma corrida de recuperação largando fora do top 10.
A Ferrari, que também optou pelos compostos macios para sua dupla de pilotos, viu Carlos Sainz e Charles Leclerc sucumbindo rapidamente, com o excessivo desgaste dos pneus, terminando na sexta e sétima posição, respectivamente. O monegasco, porém, acabou penalizado com 5 segundos por ter excedido os limites da pista quatro vezes, caindo para a 12ª posição.
Alexander Albon, da Williams, fez mais uma boa apresentação completou a zona de pontuação no 8º lugar. Seu companheiro, Logan Sargent, bateu mais uma vez.
Confira o resultado da Sprint 2023 do Catar de F1:
1) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
4) George Russell (Mercedes)
5) Lewis Hamilton (Mercedes)
6) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
7) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
8) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
9) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
10) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
11) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
12) Charles Leclerc (Ferrari) *
13) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
14) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) *
DNF) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
DNF) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
DNF) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
DNF) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
DNF) Liam Lawson (AlphaTauri/Honda RBPT)
* Punidos com 5 segundos por excederem o limite de pista quatro e cinco vezes.