Lando Norris, garantiu a primeira pole-position de sua carreira em uma qualificação caótica na Rússia realizada neste sábado (25).
O piloto piloto de apenas 21 anos da McLaren marcou 1:41.993s nos estágios finais do Q3, superou Carlos Sainz da Ferrari. Os dois são seguidos por George Russel da Willians que foi o primeiro a tirar os pneus intermediários de chuva e colocar os compostos macios para piso seco.
Após um treino quase inteiro com pista molhada pela forte e longa tempestade que atingiu o Circuito de Sochi na noite anterior, no fim do Q3, Russel entrou nos boxes e colocou pneus slicks para uma tentativa de volta rápida. Na sequencia todos os pilotos fizeram o mesmo, incluindo Hamilton que bateu na entrada do Pit.
De volta à pista, o piloto da Mercedes ainda rodou e não conseguiu atingir as melhores condições, anotando apenas o 4º tempo.
O líder do campeonato, Max Verstappen, Charles Leclerc e Nicholas Latifi, que vão ser punidos por ter feito a quarta troca da unidade de potência do ano, não participaram da sessão completa e partem na última, penúltima e antepenúltima posições do Grid respectivamente. Único representante da RBR neste sábado, Sergio Pérez larga do nono lugar.
Daniel Ricciardo, também da McLaren, vencedor do último GP, vai largar na quinta posição, seguido pelo espanhol Fernando Alonso com sua Alpine, Valtteri Bottas da Mercedes e Lance Stroll da Aston Martin.
Esteban Ocon fecha o Top 10 com sua Alpine.
Confira o grid de largada (já com as punições aplicadas) para o GP da Rússia de F1:
O GP da Russia no Circuito de Sochi tem a largada marcada para as 09 horas deste domingo (26), com transmissão ao vivo pela Band.