O prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB), publicou na tarde desta segunda-feira (22) novo decreto que endurece as restrições de circulação de pessoas e do funcionamento das atividades econômicas, o chamado Lockdown, para tentar frear o avanço da pandemia do novo coronavírus.
Em resumo, todos os ramos de atividade que não considerados essenciais, os mesmos que ficaram fechados no fim de semana anterior, estão com suas ‘atividades proibidas’ durante 14 dias. Exceto o comércio de bebidas alcoólicas, que pressionou e foi liberado na modalidade Delivery nos dias se semana, de segunda a sexta-feira.
Uma das partes que chamaram a atenção na publicação no Diário Oficial, além é claro do próprio ato que foi negligenciado no período eleitoral, é o Inciso XXV do Art. 1º, Parágrafo também primeiro, onde, no (Ctrl+C) + (Ctrl+V), o prefeito usou um trecho do documento de Luziânia e esqueceu de trocar o nome das cidades.
A desatenção da gestão de Pábio Mossoró (MDB) e Zeli Fritsche (PDT), segundo críticas vistas nas redes sociais, é notada em assuntos mais graves como na programação da vacinação contra a Covid-19, que cancela a imunização de determinadas faixas etárias pouco antes delas acontecerem, quando idosos, por exemplo, já tinham passado a madrugada na fila.
Fonte da Secretaria Municipal de Saúde diz que o órgão não fez um senso mínimo para saber quantas pessoas têm na cidade em cada faixa de imunização, o que inviabiliza a programação por não ser possível antecipar a demanda para cada uma delas.