A chuva desta sexta-feira (23) voltou a atestar a precariedade na infraestrutura de Valparaíso de Goiás, que vem se agravando nos últimos sete anos dos governos de Pábio Mossoró (MDB) e da atuação criticada do seu secretário de obras, Marcus Vinícius.
Longe de encostas, e mesmo sem nenhum lago, rio, ou coisa parecida por perno, casas e estabelecimentos comerciais foram inundados, ruas voltaram a virar corredeiras, carros foram arrastados, o trânsito parou e, ao fim, restou muita lama, destruição e prejuízo para os moradores.
Em um vídeo publicado em aplicativo de mensagens, a professora da rede municipal de ensino, Edileia, mostrou sua casa no Esplanada III completamente tomada pela água que chegou a mais de meio metro de altura.
Noutro registro feito por morador na Morada Nobre, é possível ver um carro sendo arrastado pela água:
Em outro vídeo gravado na BR 040, em frente o Brasil Centre Shopping, sentido Brasília, uma moradora filmou a corredeira que se formou na via e levou uma motocicleta:
Ao amanhecer, após a chuva, a população passou a registrar as consequências da falta de infraestrutura na cidade, com ruas ainda mais esburacadas, pedaços de asfalto arrancados inteiros pela força da água, que tecnicamente deveria ter sido capitada por sistemas de drenagem.
O governo do prefeito Pábio Mossoró e a gestão do secretário de infraestrutura, Marcus Vinícius, além de criticados pela falta de obras e por ineficiência das poucas intervenções realizadas, também são investigados pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) por suspeite de superfaturamento, como no caso do Consórcio Anhanguera.