A escola de samba Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval de São Paulo 2023 após uma disputa acirrada com a Mancha Verde, vencedora do ano passado , e Império de Casa Verde.

Registrando o máximo de pontos possíveis no final, após os descartes, a vencedora ficou apenas um décimo de ponto a frente da Mancha e da Império, que empataram com 269,9 pontos ficando respectivamente em seguindo e terceiro lugares.
Mesmo sendo a maior vencedora do carnaval paulista, com 11 títulos agora, a Mocidade Alegre vinha de um jejum de nove anos sem chegar ao topo do Grupo Especial da Liga.
Neste carnaval, a escola de samba do bairro do Limão juntou Brasil, Japão e Moçambique em seu desfile. O enredo contou a história de Yasuke, considerado o primeiro samurai negro do mundo. Ele chegou em 1579 ao Japão, escravizado pelos jesuítas portugueses no Oriente, e virou um herói cultuado até hoje pela tradição japonesa.
De acordo com o site oficial da agremiação, o espírito de Yasuke ressurge no corpo de cada jovem preto, assim como aqueles que hoje habitam a cidade de São Paulo, onde negros e asiáticos fazem morada.
A cidade mais japonesa fora do arquipélago oriental é, contraditoriamente, também a que mais mata jovens negros. Por isso, os organizadores da escola acreditam que, diante de um mundo em que a pele preta assusta, é necessária uma armadura preta, de samurai, semelhante à de Yasuke, para enfrentar as guerrilhas e adversidades cotidianas do mundo contemporâneo.
As Unidos de Vila Maria e a Terceiro Milênio ficaram nas duas últimas posições e caíram para o Grupo de Acesso. A segunda já estava nessa mesma posição no ano passado e tinha passado para o Grupo Especial pela primeira vez.