spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Max Verstappen vence em Abu Dhabi e a F1 tem um novo campeão

Max Verstappen ultrapassa Lewis Hamilton na última volta do GP de Abu Dhabi e se sagra campeão em 2021
Foto: Joe Portlock (Formula 1 / Getty Images)

Em um final de prova fantástico, o piloto holandês da Red Bull, Max Verstappen, se sagrou o novo campeão da F1 após vencer o Grande Prêmio de Abu Dhabi 2021 na última volta.

Empatados em pontos na última corrida do ano com Lewis Hamilton, Verstappen largou na pole position, mas viu o rival pular na frente, até a freada da primeira curva.

Por dentro, o piloto da RBR espalhou e sobrou o lado de fora da pista para o inglês, que passou reto e voltou para pista na frente.

Na sequência à polêmica decisão da direção de prova, que não determinou a devolução da posição, Verstappen também não conseguiu fazer prevalecer a diferença dos seus pneus macios para os médios de Hamilton.

O Inglês da Mercedes foi fazendo volta mais rápida atrás de volta mais rápida com um composto teoricamente 0,6s mais lento.

Com pneus desgastados, Verstappen entrou para o Pit na volta 14 e foi marcado por Hamilton que entrou na volta seguinte. Aí surge o outro piloto da Red Bull, Sergio Perez.

O mexicano que largou bem, ficou na pista com os pneus macios, assumiu a ponta e ouviu do rádio que a estratégia a ser seguida a partir dali era o plano B.

Perez permaneceu com os pneus desgastados, três voltas a mais que o máximo indicado pela Pirelli e protagonizou uma disputa “inacreditável” com Lewis na volta 21, curva a curva, e 5 tangências e duas retas.

Logo após a passagem de Hamilton, Sergio Peres cedeu a posição para o companheiro, que saiu à caça do líder.

Na volta 36, a quebra da Alfa Romeu de Antonio Giovinazzi provocou um Safety Car virtual e a Red Bull arriscou mais uma vez e trouxe Max para o Pit.

A corrida retornou com bandeira verde pouco depois, com Verstappen a 17 segundos de Hamilton, diminuindo volta a volta, mas não o suficiente.

Quando tudo parecia estar definido para a definição do melhor piloto do ano, com Lewis mantendo a vantagem em cerca de 11 segundos a frente do holandês, eis que o imponderável acidente de Nicholas Latifi, que deixou sua Willians em local perigoso e provocou a entrada do Safety Car a 5 voltas do final mudou tudo.

A Red Bull arriscou novamente e chamou chamou Verstappen para por pneus macios novos, enquanto a Mercedes manteve Hamilton na pista, segundo a equipe, por medo de entrar e ver o adversário assumir a ponta.

Com a retirada do tráfego na penúltima volta e a saída do Safety Car na última, Max foi para cima de Lewis e concluiu a ultrapassagem para conquistar o Mundial de Pilotos 2021.

Carlos Sainz completou o pódium com sua Ferrari em terceiro lugar.

Veja o resultado final do GP de Abu Dhabi:

1. Max Verstappen (Red Bull)
2. Lewis Hamilton (Mercedes)
3. Carlos Sainz (Ferrari)
4. Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
5. Pierre Gasly (AlphaTauri)
6. Valtteri Bottas (Mercedes)
7. Lando Norris (McLaren)
8. Fernando Alonso (Alpine)
9. Esteban Ocon (Alpine)
10. Charles Leclerc (Ferrari)
11. Sebastian Vettel (Aston Martin)
12. Daniel Ricciardo (McLaren)
13. Lance Stroll (Aston Martin)
14. Mick Schumacher (Haas)

Não completaram:

Sergio Pérez (Red Bull)
Nicholas Latifi (Williams)
Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)
George Russell (Williams)
Kimi Raikkonen (Alfa Romeo)

.ultimas

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques