O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto na disputa pelo Palácio do Planalto, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, (18). Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) soma 32%.

Esse foi o maior levantamento feito até o momento, ouvindo 5.744 pessoas presencialmente em 281 municípios, entre os dias 16 e 18 recentes.
Na sequência do estudo, Ciro Gomes aparece em terceiro lugar, com 7% da preferência dos eleitores, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%, e Vera Lúcia (PSTU), com 1%.
Não pontuaram Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Ávila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), José Maria Eymael (Democracia Cristã), Leonardo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB).
Entre os entrevistados, 6% disseram que irão votar branco ou nulo no dia 2 de outubro.
Considerando apenas os votos válidos, o petista tem 51% das intenções de votos o que lhe daria a vitória em primeiro turno.
O levantamento, que tem margem de erro de 2% para mais ou para menos, está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no protocolo sob o número BR-09404/2022.