spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Lula minimiza ditadura na Nicarágua com comparação aos 16 anos de Merkel

Foto: reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comparou a permanência no poder do latino-americano Daniel Ortega, que está em seu quinto mandato e instalou uma ditadura na Nicarágua, com a da primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, que completou 16 anos à frente do país europeu.

Por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não? Qual é a lógica?, questionou.

A comparação foi feita durante entrevista concedida por Lula ao jornal espanhol El País, postada por ele próprio em seu perfil nas redes sociais.

No início de novembro, Ortega venceu eleições consideradas ilegítimas pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O mandatário, no poder desde 2007, mandou prender sete de seus opositores antes que a população fosse às urnas, eliminando candidatos que pudessem ameaçar sua vitória.

Questionado sobre o fato de Ortega mandar prender opositores, Lula afirmou que não pode julgar o que acontece em outros países e conduziu o assunto para sua própria prisão.

Sem pensar que, ao dizer que sua prisão foi política, para fraudar a eleição de 2018 e compara-la com a detenção dos opositores do nicaraguense corrobora para o conceito de que o governo de Ortéga seria, de fato, uma ditadura, o ex-presidente atribuiu sua condenação a um intuito de facilitar o caminho do presidente Jair Bolsonaro ao Planalto. No Brasil, fiquei 580 dias na cadeia para que o Bolsonaro fosse eleito. Eu não sei o que as pessoas fizeram para ser (sic) presas. Eu sei que eu não fiz nada, afirmou.

Em seguida, o petista disse que não conhece detalhes das prisões citadas e afirmou: “Se o Daniel Ortega prendeu a oposição para não disputar a eleição como fizeram no Brasil contra mim, ele está totalmente errado.” Na mesma resposta, Lula ainda disse ser a favor da alternância de poder e se contradisse.

Todo político que começa a se achar imprescindível ou insubstituível começa a virar um pequeno ditador. Por isso, sou favorável à alternância de poder. Eu posso ser contra, mas eu não posso ficar interferindo nas decisões de um povo. Nós temos que defender a autodeterminação dos povos“, disse o petista

Fonte: Estadão

.ultimas

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques