O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto no primeiro e segundo turno, em todos os cenários pesquisados caso as eleições fossem hoje, aponta o instituto de pesquisa Futura Inteligência contratado pelo banco Modalmais.
Na pesquisa estimulada, com a apresentação do maior número de presidenciáveis prováveis, 13 ao todo, Lula tem a menor vantagem sobre o atual presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, com 33,8% contra 25,2%. Na sequência viriam Ciro Gomes (PDT) com 6,6% e o ex-juiz Sérgio Moro (sem partido) com 6,3% das intenções de voto.
Tecnicamente empatados em último lugar estão o ex-ministro Luiz Mandetta (DEM) com 3,4%, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) com 3,0%, o ativista Guilherme Boulos (PSOL) com 3,0%, João Doria (PSDB) com 2,3%, Eduardo Leite (PSDB) com 1,4%, Simone Tebet (MDB) com 0,8%, Flávio Dino (PSB) com 0,8%, Tasso Jereissati (PSDB), com 0,6% e Rodrigo Pacheco (DEM) com 0,6%. Brancos são 7,9% e indecisos 4,5%.
Quando a lista de candidatos apresentada aos entrevistados diminuía para quatro, concentrando a possibilidade de cotos, a diferença de Lula para Bolsonaro aumenta ainda mais, indo de 8,6 para 12,7%.
Já na modalidade de pesquisa espontânea, quando o entrevistado faz sua escolha sem ser confrontado com uma lista, o ex-presidente Lula tem atualmente a preferência de 3001% dos eleitores e Bolsonaro 24%. Neste caso os indecisos são 25,4% e os que dizem votar em branco são 9,8%.
O levantamento publicado nesta quarta-feira (28) ouviu 2.006 eleitores ouvidos entre 23 e 26 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Segundo turno:
No levantamento para o segundo turno, Lula também venceria todos os outros candidatos. Contra Bolsonaro, Lula teria 51,3% dos votos contra 32,9%. O atual presidente também perderia para o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).
Rejeição:
Ao todo 49,1% dos eleitores, que podiam apontar um único candidato, disseram que não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro e 26,3% apontaram o ex-presidente Lula como fora de cogitação. A pesquisa também anotou que 65,9% dos eleitores disseram que o atual presidente não merece ser reeleito e 30,3% que merece. Para Lula, 48,6% dos pesquisados disseram que o ex-presidente não merece ser eleito novamente e 47,6% que sim.