O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a avaliação positiva entre os principais políticos do país, segundo pesquisa da AtlasIntel divulgada nesta 6ª feira (24). O petista tem 50% de imagem positiva e 49% negativa, é o único entre os avaliados com saldo favorável. Os que não sabem avaliar o mandatário chegam apenas em 1%, dando ao petista também o menor índice neste quesito.

Na ponta inversa da tabela, o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem a pior avaliação entre os dezesseis nomes testados: 83% dos entrevistados disseram ter imagem negativa do deputado e só 3% afirmaram ter imagem positiva.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 47% de imagem positiva e 50% de negativa é o segundo político melhor avaliado. Na sequência, o vice-presidente e ministro da indústria e comércio, Geraldo Alckmin (PSB), registra 45% de avaliação positiva e 49% de negativa.
Entre os políticos de oposição, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) é o mais bem avaliado, com 45% de positivo e 54% de negativo.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em sétimo no ranking das avaliações, atrás ainda de Simone Tebet (MDB) e Marina Silva (Rede) com 43% de imagem positiva e 54% de negativa, enquanto Michelle Bolsonaro (PL) aparece logo depois com 42% e 53%, respectivamente. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também tem saldo negativo, com 42% de positiva e 50% de negativa.
O segundo pior desempenho foi do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), com 68% de imagem negativa, e apenas 10% de positivo, possivelmente por consequência da má imagem do congresso, impulsionada pela prioridade da Câmara em pautas como a PEC da Blindagem e as articulações pela anistia dos acusados pela tentativa de golpe, enquanto assuntos de apelo social são protelados, mesmo que ele não seja responsável pela agenda da Casa Baixa.
Confira o resultado Completo:

Veja a íntegra da pesquisa:








