A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) participou na manhã desta terça-feira (16) da sessão que votaria o relatório favorável à MP 862/2018 que cria a Região Metropolitana do Distrito Federal, realizada no Congresso Nacional.
Mais uma vez a parlamentar lamentou a ausência do governador Ronaldo Caiado (DEM) na discussão dessa pauta, que é considerada de extrema importância, principalmente para municípios goianos como Valparaíso, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Água Lindas.
“Estamos de novo colocando nossa posição favorável [à criação da Região Metropolitana], mesmo que esteja havendo uma manobra do governo do estado de Goiás para que ela não seja aprovada”
, disse Lêda Borges.
Segundo a deputada, que é representante da região, “o importante agora é fazer integração [das cidades goianas e mineiras, limítrofes ao Distrito Federal, com a própria capital do país] e depois discutir o percentual do fundo”
.
Com integração dos municípios do entorno e o Distrito Federal, as unidades federativas vão poder interagir com políticas públicas comuns nas áreas de segurança pública, saúde, educação, transporte público e infraestrutura, por exemplo. Para isso é criado um fundo abastecido pelos estados e pela União.
Analistas políticos da região avaliam que a tentativa do governador Caiado em frustrar esse projeto é justamente para escapar da obrigatoriedade com esse fundo coletivo, sem um protagonismo pessoal.
Novamente o projeto não avançou, agora por falta de consenso no relatório do deputado relator José Nelto (Podemos), que é da base caiadista.
Nelto fez adições ao texto original, manobra que prejudicou a tramitação do projeto.
Assista ao vídeo gravado pela parlamentar: