A deputada federal por Goiás, Lêda Borges (PSDB), foi eleita nesta quarta-feira (15)presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Federal.
A eleição da parlamentar, ocorrida nesta quarta-feira (15), é considerado grande feito, já que a tucana está apenas no segundo mês do seu primeiro mandato e os cargos de presidência geralmente são ocupados por deputadas (os) a mais tempo na casa.
A comissão tem como atribuições o recebimento, avaliação e investigação de denúncias relativas à ameaça ou à violação dos direitos da mulher; fiscalização e acompanhamento de programas governamentais relativos à proteção dos direitos femininos; monitoramento da saúde materno-infantil e neonatal; pesquisas e estudos acerca da situação das mulheres no Brasil e no mundo, entre outras.
"Muito feliz com essa eleição. É uma responsabilidade muito grande, que estou pronta para enfrentar. A luta pelos direitos femininos é algo que tenho comigo há anos e que sempre atuei em todos os cargos públicos que atuei. Serei a voz das mulheres não só na comissão, mas na Câmara Federal como um todo"
, disse Lêda Borges.
Outras comissões
Além de presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Lêda Borges também foi eleita membro da Comissão de Educação e da Comissão de Minas e Energia.
Moradora de Valparaíso de Goiás, município goiano do Entorno do Distrito Federal, Lêda Borges entrou para a história por, além de ser a primeira parlamentar da sua cidade, também ser a primeira mulher da região a ocupar uma cadeira na Câmara Federal.
MUITO BOM.
PARABÉNS,
DEPUTADA:
LÊDA BORGES.