A deputada federal Lêda Borges usou as suas redes sociais nesta quarta-feira (20) para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, com uma recordação das ações que desempenhou como Secretária de Estado Cidadã para o desenvolver a igualdade racial em Goiás.
"Há 8 anos, como Secretária de Estado da Igualdade Racial, lançávamos o Selo Personalizado em parceria com os Correios, comemorando o mês da Consciência Negra", escreveu a parlamentar em sua postagem.
Titular da Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho entre 2015 e 2018, a parlamentar foi responsável, por exemplo, pelo encaminhamento e/ou ampliação de políticas públicas em comunidades tradicionais, abarcando desde o atendimento humanizado realizado no Centro de Referência Estadual da Igualdade (CREI) até a atenção diferenciada dispensada às comunidades kalungas do Estado, além de atendimentos às mulheres negras no programa Ação Cidadã.
“Apesar de termos mais da metade da população formada por negros e pardos (50,7% segundo o último censo do IBGE), os indicadores socioeconômicos colocam homens e mulheres de pele negra à margem da sociedade e, principalmente, dos centros de decisão e de poder. É esse quadro que temos que nos unir para vencer, sem a parceria de toda a sociedade não é possível realizar essas mudanças, não é possível combater o racismo, a descriminação e a intolerância”, afirmou a Lêda Borges em 20 de novembro de 2015, quando lançava o Selo Personalizado, feito em parceria com os Correios e obra do artista plástico Siron Franco.