Charles Leclerc venceu o Grande Prêmio 2022 da Austrália de Fórmula 1, realizado neste domingo (10), no circuito do Albert Park, em Melbourne.
Essa foi a quarta vitória da carreira do monegasco, a segunda nesta temporada depois do GP do Bahrein. O piloto da Ferrari lidera o campeonato de pilotos com 71 pontos.
Sergio Perez, da Red Bull, terminou na segunda posição, enquanto a Mercedes conquistou a última posição do pódio com George Russell.
Atrás do seu companheiro de equipe, na quarta posição, o hepta campeão Lewis Hamilton reclamou com a equipe da posição em que “foi colocado”.
Mostrando uma relativa melhora em seus carros, a McLaren consequiu fazer uma boa prova no geral, chegando nas 5ª e na 6ª posições com Lando Norris e o piloto da casa, Danel Ricciardo, respectivamente.
O único que parecia poder desafiar Leclerc, mesmo que com poucas chances aparentes, era o atual campeão mundial Verstappen, que ocupou a 2ª posição durante toda a sua participação. No entanto, na volta 39 das 58, o Campeão de 2021 parou na pista com uma fumaça saindo do motor Honda. A falta de confiabilidade, assim como no Bahrein, novamente atingiu o RB18.
Um dos destaques negativos do fim de semana foi, Carlos Sainz, da Ferrari. Depois de uma qualificação ruim, com um tempo para largar apenas na 9ª posição no grid, o espanhol caiu para a 14ª posição após uma péssima largada. Tentando recuperar o tempo perdido, ele cometeu um erro na curva 9, rodou e ficou preso na brita ainda na segunda volta. O incidente causou a 1ª entrada safety car na pista.
Sebastian Vettel e a sua equipe Aston Martin foram outros destaques negativos da prova. Lance Stroll e Vettel, que bateram no TL3, e foram eliminados no Q1, na corrida tiveram melhor sorte. Na volta 10, Vettel foi para a brita e caiu para a 19ª posição, antes de bater na volta 26 e provocar a entrada do safety car pela segunda vez. Já Stroll até tentou fazert algo melhor, mas terminou fora dos pontos, na 12ª posição.
Completando o Top 10, chegaram Esteban Ocon com sua Alpine, em 7º, Valtteri Bottas com sua Alfa Romeo, em 8º, Pierre Gasly com sua Alpha Tauri, em 9º, e o surpreendente Alexander Albon, que conquistou o primeiro ponto da Willians numa estratégia impressionante de ficar na pista por mais de 50 voltas sem trocar pneus.
Confira o resultado final do Grande Prêmio 2022 da Austrália de Fórmula 1:
1) Charles Leclerc (Ferrari)
2) Sergio Pérez (Red Bull)
3) George Russell (Mercedes)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
6) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
7) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
8) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
9) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
10) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
11) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
12) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
13) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
14) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
15) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
16) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
17) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
Não completou) Max Verstappen (Red Bull)
Não completou) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
Não completou) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)