Charles Leclerc garantiu a primeira pole position disputada no formato Sprint Qualify da F1 inaugurada neste fim de semana da corrida do Azerbaijão, em Baku.
A novidade teve acidente e reforçou a importância de cada minuto da classificação oficial. Com minutos a menos, todo mundo parecia um tanto confuso e, dentro deste desenho, o ferrarista se deu bem, mesmo batendo.
Leclerc passou na frente dos rivais da Red Bull na primeira volta rápida do SQ3 e tinha a vantagem, quando abriu a última tentativa, errou na temida curva cinco e acabou no muro. Ainda que não tenha sido um grande acidente, foi o suficiente para render bandeiras amarelas e garantir que o tempo já registrado valesse a segunda pole dele no fim de semana.
Sergio Pérez larga em segundo, com Max Verstappen em terceiro. O líder do campeonato errou na volta 100% livre de incidentes que deu. “Perdi a traseira toda”
, relatou no rádio. George Russell, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Alexander Albon, Fernando Alonso, Lance Stroll e Lando Norris fecharam o top-10.
Embora Leclerc tenha batido, Pierre Gasly tenha sido eliminado no SQ1 com um vazamento interno e as Aston Martin continuem com problema no DRS, o grande prejuízo do dia ficou para Logan Sargeant.
O americano começava o dia muito bem e estava se encaminhado para o SQ2, quando foi desviar das Ferrari em volta de aquecimento na frente dele, assustou e terminou no muro da curva 15. Os mecânicos da Williams terão dificuldades para alinhar o carro da sprint de logo mais. Mesmo assim, Sargeant ficou com tempo suficiente para ir ao SQ2 e, sem entrar na pista na segunda fase, ficou com o 15º posto.
A a corrida Sprint tem larga prevista para logo mais às 10h30 (de Brasília). No domingo da corrida principal acontece às 08h pelo mesmo fuso.