A Obra é esperada há um século pela população local

O lançamento do edital para as obras da construção do maior túnel imerso da América Latina, e único no Brasil, foi realizado nesta quinta-feira (27) com a participação de diversas autoridades, em Santos, incluindo o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
A ligação seca entre as cidades do litoral paulista, Santos e Guarujá, orçada em R$ 6 bilhões, é esperada pela população local há um século para melhorar a mobilidade urbana da Baixada Santista e desafogar o gargalo logístico do Porto de Santos.
Lula defendeu que uma relação entre os Entes Federados é a situação de normalidade em uma Nação. “Ninguém precisa concordar com ninguém, ou ser da mesma religião, torcer para o mesmo time. O que nós temos que ter em conta é o que estamos fazendo quando a gente governa uma cidade, um estado ou um país. Nós fomos eleitos para compartilhar o nosso esforço e fazer com que o povo sinta prazer em ser governado por alguém que está preocupado com ele”, avaliou.
Tarcísio também defendeu o consenso e disse que diferenças têm que ser deixadas de lado para atender a população. “O dia de hoje é de celebrar. É um dia da vitória do investimento, do entendimento, o dia que a gente dá o exemplo de que é possível sentar na mesa, construir”, definiu.
Com investimento de R$ 5,8 bilhões, a obra é uma antiga reivindicação dos moradores da Baixada Santista que enfrentam longas filas de balsas para acessar as cidades ou precisam percorrer mais de 40 quilômetros pela estrada para fazer o trajeto. Com o túnel, a travessia será feita em menos de cinco minutos.
“Agora, vamos fazer juntos uma obra que, depois de 100 anos, está saindo do papel. Essa obra vai trazer dignidade às comunidades, vai ajudar a mobilidade urbana, vai gerar empregos e renda e fortalecer o Porto de Santos, o maior porto público da américa latina. Em agosto estaremos juntos, batendo o martelo para a maior obra do Brasil e do setor portuário brasileiro”, garantiu o ministro Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.
A obra será um marco na infraestrutura nacional, na parceria público-privada e é considerada maior obra de infraestrutura do PAC em termos de Orçamento Geral da União. A expectativa é que o leilão para escolha da empresa, que será responsável pela construção do túnel imerso, está previsto para o mês de agosto.