spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Juiz da Argentina emite 61 mandados contra foragidos do 8 de janeiro; dois já foram presos

Justiça da Argentina emitiu mandados de prisão contra 61 brasileiros que participaram dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Condenados, eles são alvo de pedidos de extradição feitos pelo Brasil. Até agora, dois deles já foram presos no país governado pelo ultradireitista Javier Milei.

Com o pedido de intervenção militar, Bolsonaristas tomam e depredam as sedes dos Três Poderes do Brasil / Foto: Reprodução (Jovem Pan)

As ordens de prisão foram emitidas pelo juiz Daniel Rafecas, responsável pela 3ª Vara Federal. Os brasileiros presos terão audiências com o próprio Rafecas, que também decidirá sobre sobre a extradição, mas eles podem apelar para a Suprema Corte da Argentina. As informações são da Folha de S. Paulo.

Detidos

Segundo a Agence France Presse, os dois detidos até agora são Joelton Gusmão de Oliveira, de 47 anos, e Rodrigo De Freitas Moro, de 34.

Gusmão, condenado a 17 anos de prisão no Brasil, foi preso na quinta-feira (14) na cidade de La Plata, 60 quilômetros a leste de Buenos Aires, quando policiais, durante patrulhamento, viram “um homem em atitude suspeita”, informou um comunicado policial, sem fornecer mais detalhes do episódio. A esposa dele, Alessandra Faria Rondon, também tinha uma ordem de prisão, mas conseguiu fugir da captura.

O portal UOL informou que ele foi capturado enquanto tentava renovar seu status de refugiado no escritório de Migração.

Condenado a 14 anos de prisão, Freitas foi detido nesta sexta-feira (15), na mesma cidade.

Tentativa de golpe

Em 8 de janeiro de 2023, milhares de seguidores de Bolsonaro invadiram o Palácio do Planalto e as sedes do Congresso e do STF, exigindo a intervenção das Forças Armadas para depor Lula, alegando uma suposta fraude nas eleições. A estratégia alegada era criar um estado de desordem para forcar a decretação da GLO, (Garantia da Lei e da Ordem), abrindo brecha para a atuação e posterior tomada do poder pelas forças armadas.

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.ultimas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques