A Marinha do Japão identificou na manhã da sexta-feira (10) um navio submerso navegando para noroeste próximo às suas águas perto da ilha Amami Oshima, parte da província de Kagoshima, disse o ministério em um comunicado. Um contratorpedeiro chinês também foi localizado nas proximidades.
Tóquio reclamou de inúmeras intrusões de navios chineses em suas águas territoriais e perto de ilhas disputadas nos últimos anos. A China sempre reagiu com irritação aos navios norte-americanos que navegavam por áreas disputadas do Mar da China Meridional, no que Washington chama de demonstrações de liberdade de navegação.
Em visita ao Vietnã, o diplomata chinês Wang Yi disse que os dois países devem se abster de ações unilaterais em relação ao Mar do Sul da China, que poderiam complicar e ampliar as disputas.
O anúncio de domingo disse que a Força de Autodefesa Marítima do Japão identificou os navios em uma zona contígua, que fica fora das águas territoriais onde os navios são obrigados a se identificar. O ministro da Defesa, Nobuo Kishi, instruiu sua equipe a “reunir informações e manter vigilância atenta com senso de urgência”, disse o comunicado.
Com o silêncio do Ministério da Defesa da China sobre um pedido de comentário, as autoridades da embaixada chinesa não puderam ser contatadas imediatamente para tratar do assunto neste domingo.
Segundo o ministério japonês, o submarino continuou submerso em direção ao oeste no oceano perto da Ilha de Yokoate.