Vanda Garcia de Almeida , irmã do atual governador de Roraima , Antonio Denarium (PP), é um dos alvos de uma operação da Polícia Federal contra a lavagem de dinheiro oriundo do comércio do ouro ilegal na região.

Ainda durante a madrugada desta sexta-feira (10), agentes da PF foram à casa de Vanda Garcia, no bairro São Vicente, na zona Sul. Por enquanto, não há ligações ou envolvimento com o governador do estado.
Além da irmã, outros parentes do governador também estão sendo alvos de buscas da PF. Em nota, o governador Denarium disse que recebeu a notícia da operação "e desconhece o teor da investigação contra sua irmã, Vanda Garcia, e espera que as eventuais responsabilidades sejam apuradas na forma da lei", e se colocou "à disposição para todo e qualquer esclarecimento".
A corporação deve cumprir oito mandados de busca e apreensão, assim como de bloqueio de bens, em Roraima e Pernambuco.
O objetivo desta operação é encontrar a organização criminosa que lucra com a lavagem de dinheiro. Segundo apurações da PF, os suspeitos podem estar envolvidos no esquema que teria movimentado R$ 64 milhões no período de dois anos.
"Análises da PF indicaram envolvimento do passageiro com outros suspeitos já investigados em outros procedimentos e conseguiram revelar um esquema que teria movimentado R$ 64 milhões em pouco mais de dois anos", diz a PF.
Segundo a PF, esse dinheiro foi apurado com a compra e venda de ouro ilegal, esquentado por empresas de fachada.
"Suspeitos receberiam valores de diversos financiadores pelo Brasil e sacariam ou transfeririam os valores para pessoas e empresas no estado de Roraima, as quais seriam responsáveis pela compra de ouro ilegal", alega a corporação.








