O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende morreu no início da madrugada desta terça-feira (09) aos 87 anos
Iris passou mais de três meses internado, como consequência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que sofreu em agosto.
Por meio de nota, a assessoria informou que o líder emedebista foi entubado para tratar de uma forte infecção e desde então seu quadro vinha piorando, até o desfecho desta noite.
Internação:
- 6 de agosto: Cirurgia para conter a hemorragia cerebral (AVC), quando foi intubado pela primeira vez;
- 10 de agosto: É extubado e passa a respirar espontaneamente. Na ocasião reconhece as filhas;
- 16 de agosto: Deixa a UTI e passa a se recuperar no quarto;
- 19 de agosto: Exames indicam boa recuperação neurológica;
- 21 de agosto: Iris tem uma convulsão e arritmia cardíaca, precisando voltar à UTI e ser intubado novamente;
- 31 de agosto: O político volta à UTI do Instituto Neurológico sob a alegação de que na unidade ele teria médicos e aparelhos específicos durante as 24 horas do dia. No mesmo dia ele foi para São Paulo, onde ficou até o último dia.
Carreira política:
Iris Rezende encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após termino do seu quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedicava a cuidar de sua fazenda e do escritório de advocacia.
Nascido em 22 de dezembro de 1933 na cidade de Cristianópolis, região sudeste de Goiás, Iriz se formou em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e ingressou na política em 1959, quando foi eleito vereador da capital do estado com 25 anos e a maior votação da história da Câmara Municipal, até alí .
Em 1962, Iris Rezende Machado foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes do fim do mandato.
No período em que ficou fora da administração pública, o emedebista montou um escritório de advocacia e ao fim da ditadura militar, se candidatou e foi eleito governador de Goiás por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.
No intervalo das gestões, ele foi ministro da Agricultura no governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990.
Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
O último triunfo de Iris Rezende na política foi a eleição para prefeito de Goiânia em 2016.