Com investimentos de R$ 7 milhões do Protege Goiás, ação amplia emissão da Carteira de Identidade Nacional e aprimora ações sociais realizadas em todo o Estado

O Governo de Goiás entregou, nesta quarta-feira (17), em Goiânia, novos equipamentos e veículos destinados à estrutura operacional da Superintendência de Identificação Humana (SIH) da Polícia Civil de Goiás (PCGO). Com o aporte de R$ 7 milhões oriundos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), a iniciativa visa garantir que todos os 246 municípios goianos tenham acesso ao serviço de emissão da Carteira de Identidade.
Representando a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, o secretário executivo de Políticas Sociais do Governo de Goiás, Alexandre Parrode, destacou que “ter o documento de identidade, além de um direito assegurado na Constituição, é também a garantia para todos os direitos de uma pessoa”. “Ter a carteira de identidade é o básico. E levar esse programa aos goianos é nossa prioridade”, disse, ao ressaltar a participação da Polícia Civil em ações do Goiás Social. Desde 2021, a PCGO esteve presente em 74 eventos do Goiás Social, com mais de 31 mil atendimentos realizados.
“A mensagem que a primeira-dama me pediu para trazer é a de que esses kits entregues hoje não são apenas equipamentos. Mas sim ações que representam a presença do Estado na vida das pessoas e na mudança de suas vidas”, completou Parrode.
“Um serviço que para muitos é simples, mas que realmente faz uma diferença significativa na vida do povo goiano”, resumiu o delegado-geral da PCGO, André Ganga, ao lembrar que muitos goianos precisavam esperar mutirões do governo para atualizar seus documentos. “Hoje, por meio dessa parceria com os municípios, vamos conseguir levar os serviços da Superintendência de Identificação Humana e da Polícia Civil a todos os 246 municípios do Estado”, completou.
Entre os equipamentos entregues estão duas vans, destinadas ao transporte das equipes técnicas em ações do Goiás Social, e duas caminhonetes, que ampliam a capacidade logística da Polícia Civil e possibilitam o atendimento a comunidades rurais e regiões de difícil acesso, garantindo maior autonomia operacional. Além dos veículos, também foram entregues 170 kits biométricos completos, compostos por leitor de impressões digitais, câmera fotográfica e mesa digitalizadora.
Do total de kits biométricos, 93 serão destinados a municípios que ainda não contam com unidades de identificação, permitindo a implantação de novos postos de atendimento; 70 reforçarão as unidades do Vapt-Vupt em todo o estado; e sete kits fortalecerão diretamente os atendimentos realizados pela SIH/PCGO, ampliando a capacidade de alcançar populações historicamente desassistidas. "Esses kits vão proporcionar que a gente consiga substituir equipamentos que já estão obsoletos, além de incrementar a capacidade de atendimentos nas unidades com maior demanda", disse o subsecretário de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos, da Secretaria de Estado da Administração, Rômulo Bailão, ao agradecer o investimento.
O superintendente de Identificação Humana da Polícia Civil, Webert Leonardo destacou que o incremento dos 170 kits, além de cumprir o compromisso da instituição em chegar a todos os municípios goianos ofertando um serviço básico para o exercício da cidadania, também irá fortalecer as unidades do Vapt Vupt em regiões mais críticas. “A descentralização de atendimento para todas as cidades fará com que os maiores municípios do interior sejam menos demandados, diminuindo potencialmente as filas, para que, em 2026, esse serviço seja ainda mais robusto e que possamos identificar toda a população goiana o quanto antes”, explicou.








