spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Goiás confirma primeiro caso de gripe aviária

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) confirmou o primeiro caso de influenza aviária no estado

Goiás tem primeiro foco de gripe aviária confirmado / Foto: Reprodução (Portal Agro)

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) confirmou o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) de Goiás. O foco foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em aves de subsistência no município de Santo Antônio da Barra (GO), a 378Km de distância do Entorno Sul do Distrito Federal.

Conforme nota da Agrodefesa, o laudo técnico seguiu-se após a notificação de morte de cerca de 100 galinhas que haviam apresentado sintomas como apatia e dificuldade respiratória.

Embora o episódio não comprometa o status sanitário do Brasil, pois não envolve aves comerciais, a Agrodefesa reforçou as medidas de contenção e vigilância para evitar a propagação do vírus.

Assim, desde a confirmação da suspeita, no dia 9 de junho, ações intensivas foram iniciadas, incluindo a interdição das propriedades afetadas e a implementação de um plano de contingência estadual.

Esse plano inclui vigilância em um raio de dez quilômetros ao redor do foco, restrições ao trânsito de aves e avícolas, e a suspensão de feiras e exposições nas regiões afetadas.

Embora o caso tenha sido confirmado como sendo de gripe aviária, ele ainda não aparece na Plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves do Ministério da Agricultura, que será atualizada às 19h.

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.ultimas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques