O cachorro Wilson, um pastor belga de 6 anos que participava das buscas pelas crianças desaparecidas após a queda de um avião na Colômbia há 40 dias, continua desaparecido.
![](https://rafaelteodoro.com.br/opiniao/wp-content/uploads/2023/06/Wilson-e-um-dos-dez-caes-do-Exercito-da-Colombiaum-que-participaram-do-resgate-das-criancas-perdidas-na-selva-a-40-dias-apos-um-acidente-aereo-Foto-Exercito-da-Colombia-Estadao.jpg)
Quatro dos dez cães que participaram do resgate foram perdidos mas Wilson foi protagonista na localização o avião e os corpos dos três adultos que morreram no acidente e de pistas de atividades que indicavam que as crianças estavam vivas.
Nesta sexta (9), as quatro crianças foram encontradas com vida. Eles pertencem à etnia indígena uitoto e têm 13, nove e quatro anos, além de um bebê de 11 meses, que completou um ano durante o período na selva.
Os membros das forças especiais mantinham a esperança de que Wilson estivesse com elas.
Segundo o jornal El Tiempo, o Exército colombiano informou que pegadas do animal foram encontradas junto com marcas que poderiam ser das crianças. Mas, no momento do resgate, o cachorro não estava com elas.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse neste sábado (10), que não há novas informações a respeito de Wilson, e o mistério sobre seu paradeiro virou assunto nas redes sociais.
Segundo o jornal colombiano Cambio, Wilson foi solto na quarta-feira da semana passada em uma área para tentar encontrar as crianças e, até o momento, não havia regressado, apesar do seu treinamento.
No entanto, a descoberta de Wilson levantou novas questões, porque não havia vestígios das quatro crianças. Dois dias depois, as descobertas de Wilson chocaram o país. O cachorro encontrou uma garrafa no meio da selva, que pertencia a uma das crianças.
Ulises, outro dos cachorros, encontrou um abrigo improvisado, feito pelas crianças. Essas descobertas foram essenciais para manter a esperança e a busca que resultou no desfecho surpreendente, com o resgate das crianças com vida após 40 dias perdidas numa das selvas mais densas do mundo.