Acompanhada de profissionais da pasta, a secretária de estado da educação (Seduc/GO), Fátima Gavioli, liderou nesta sexta-feira (9) uma caminhada de Goiânia a Trindade em comemoração pelo 1º Lugar de Goiás no ranking da educação nacional.

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) neste ano, colocaram Goiás no topo do ranking nacional, como a melhor Educação do país com a nota 4,8 e o sucesso é creditado à gestão do governo Ronaldo Caiado (UB), desenvolvida pela titular da pasta em conjunto com os profissionais do setor em geral.
A comitiva formada por Gavioli, coordenadores regionais de educação, superintendentes e servidores administrativos da educação estadual iniciou a peregrinação religiosa por volta das 18 horas, nas proximidades do Terminal Padre Pelágio, e foi finalizada às 22h30, na escadaria de acesso ao Santuário do Divino Pai Eterno.

“Caminhamos juntos em agradecimento a Deus por essa vitória. Agradecemos ao governador Ronaldo Caiado por acreditar e investir tanto na Educação e também a todos que apoiaram essa jornada de sucesso”, disse a secretária, ao final do intento.
De acordo com especialistas, a receita do sucesso goiano está ligada a valorização da carreira de professor, aos programas de recuperação de aprendizagem, os investimentos em infraestrutura e materiais didáticos, a colaboração com os municípios, a implantação de programas de educação integral, entre outros.
Goiás também surpreendeu pelos resultados no Ensino Fundamental, com o 1º lugar nos Anos Finais, com a média 5,5, ao lado do Ceará e do Paraná, e com nota 6,3 nos Anos Iniciais.
Veja o Top10 da pontuação do Ideb entre os estados brasileiros e o Distrito Federal:
- Goiás (4,8)
- Espírito Santo e Paraná (4,7)
- Pernambuco (4,5)
- Ceará (4,4)
- Pará e Piauí (4,3)
- São Paulo e Mato Grosso (4,2)
- Tocantins (4,1)
- Alagoas, Minas Gerais e Rondônia (4)
- Acre e Rio Grande do Sul (3,9)
- Mato Grosso do Sul e Santa Catarina (3,8)