Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do Japão, realizado neste domingo (9), em Suzuka. O retorno da F1 ao lendário circuito viu um fim de semana com muita chuva, protagonista de uma primeira volta caótica em Suzuka, que causou uma bandeira vermelha com mais de duas horas de duração.
Essa foi a 32ª vitória da carreira do piloto da Red Bull, a 12ª só em 2022.
Charles Leclerc, da Ferrari, recebeu a bandeira quadriculada na segunda posição, mas foi penalizado em cinco segundos por cortar a última chicane na última volta. Com a penalidade, Verstappen conseguiu abrir a vantagem necessária para Leclerc e conquistou o bicampeonato mundial.
A corrida:
O Grande Prêmio do Japão começou de forma caótica em Suzuka. Com a pista molhada, todos os pilotos optaram por largar com os pneus intermediários, mas alguns não tiveram sucesso.
Sebastian Vettel, piloto da Aston Martin tocou Fernando Alonso na Curva 1 e foi para fora da pista. O alemão, em sua despedida no Japão, conseguiu retornar à pista na última posição.
Carlos Sainz, da Ferrari, foi o primeiro a abandonar a corrida. O espanhol passou reto na chicane e só parou nas proteções.
Alexander Albon também ficou fora da corrida. Com problemas aparentemente no motor, o tailandês estacionou seu Williams na área de escape no último setor.
Drama from the off at Suzuka ?#JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/V3ELKxZt2J
— Formula 1 (@F1) October 9, 2022
A corrida foi interrompida com a bandeira vermelha. A direção de prova inicialmente agendou a nova largada para às 2h50, horário de Brasília, mas cancelou três minutos antes.
Durante a bandeira vermelha, um trator entrou na pista enquanto alguns pilotos ainda estavam no último setor. Pierre Gasly se revoltou com o incidente e, pelo rádio, disse que a situação era “inaceitável”. Em 2014, em Suzuka, Jules Bianchi rodou sob bandeira amarela e acertou um trator. O francês, de apenas 25 anos, faleceu depois de nove meses em coma.
A relargada veio apenas às 4h20, depois de mais de duas horas de bandeira vermelha, e foi em movimento. Restavam 40 minutos de corrida.
Vettel e Latifi imediatamente foram aos boxes e voltaram com pneus intermediários, contra os de chuva pesada do restante do grid.
Verstappen manteve a liderança, mas era seguido de perto por Leclerc. Perez, Ocon e Hamilton completavam os cinco primeiros.
Dois giros depois, boa parte dos pilotos foram aos boxes para colocar pneus intermediários. Apenas Alonso, Ricciardo, Schumacher e Zhou permaneceram na pista com pneus de chuva.
Na volta seguinte, Alonso e Ricciardo foram aos boxes, enquanto Verstappen ultrapassou Schumacher para reassumir a liderança da corrida. Depois do pit-stops, a vantagem de Verstappen era de mais de cinco segundos para o segundo colocado Leclerc.
Russell fez uma manobra por fora para superar Tsunoda e assumiu a última posição na zona de pontuação. Na volta seguinte, o britânico deixou para trás o seu compatriota Lando Norris. Pouco depois, Russell superou Latifi pela 8ª posição.
Enquanto Verstappen abria 16 segundos de vantagem para o segundo colocado Leclerc, Perez se aproximava rapidamente do monegasco. Com 10 minutos para o fim da corrida, a diferença era de apenas 1,3s.
Verstappen venceu o GP do Japão com mais de 25 segundos de vantagem para o P2 Leclerc. Perez até que tentou, mas não conseguiu superar o piloto da Ferrari e terminou em terceiro. Apesar disso, Leclerc cortou a última chicane e o incidente está sob investigação dos comissários.
Hamilton não conseguiu passar por Ocon e teve que se contentar com a quinta posição. Vettel foi o sexto, seguido por Alonso. Russell, Latifi e Norris completaram, respectivamente, a zona de pontuação.
Confira o resultado do GP do Japão de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull), 28 voltas
2) Sergio Pérez (Red Bull), +27.066
3) Charles Leclerc (Ferrari), +31.763
4) Esteban Ocon (Alpine/Renault), +39.685
5) Lewis Hamilton (Mercedes), +40.326
6) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes), +46.358
7) Fernando Alonso (Alpine/Renault), +46.369
8) George Russell (Mercedes), +47.661
9) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes), +1’10.143
10) Lando Norris (McLaren/Mercedes), +1’10.782
11) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes), +1’12.877
12) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), +1’13.904
13) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull), +1’15.599
14) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), +1’26.016
15) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), +1’26.496
16) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), +1’27.043
17) Mick Schumacher (Haas/Ferrari), +1’32.523
18) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull), +1’48.091
OUT) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), Abandono
OUT) Alexander Albon (Williams/Mercedes), Abandono