Carlos Sainz venceu o GP do México de Fórmula 1, depois de largar na pole position no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México. Lando Norris, da McLaren, ultrapassou Charles Leclerc perto do fim das 71 voltas e impediu a dobradinha da Ferrari. O monegasco completou o pódio.
Foi a quarta vitória na carreira do espanhol, segunda do ano que antecede sua tranferência para a Williams. A equipe de Maranello .
Com a vitória de Sainz e a 3ª posição de Leclerc, a Ferrari superou a Red Bull no campeonato de construtores ao somar 41 pontos no México, contra oito da Red Bull. Agora, restando quatro corridas para o fim da temporada 2024, a McLaren lidera com 566 pontos, seguida por Ferrari com 537 e Red Bull com 512 pontos.
Lewis Hamilton e George Russell, companheiros de equipe na Mercedes, protagonizaram uma das várias disputas do GP do México. Depois de uma briga que durou quase 15 voltas, o heptacampeão levou a melhor para terminar na quarta posição. Russell foi o quinto.
Max Verstappen forçou mais duas vezes em disputas com Lando Norris no início da corrida, jogando o inglês para fora e, inusitadamente, acabou sendo punido as duas vezes com 10 segundos de penaltys cada, mas mesmo após cair para 15º, conseguiu chegar em 6º.
Kevin Magnossen e Nico Hülkenberg fizeram mais uma prova forte com a Hass, andando sempre entre os primeiros, e chegaram em na 7ª e 9ª posições respectivamente. Entre eles Oscar Piastri cruzou a linha de chegada em 8º após largar em 17º.
Pierre Gasly completou o Top10 também após fazer uma corrida consistente.
A decepção ficou por conta do piloto da casa, Sergio Pérez, último a cruzar a linha de chegada, em 17º, frustrando mais uma vez a sua equipe, Red Bull. Mesmo com contrato assinado para 2025, Checo pode ser substituído a qualquer momento devido o seu fraco desempenho durante o ano inteiro.
Confira o resultado final do GP do México:
1) Carlos Sainz (Ferrari)
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) George Russell (Mercedes)
6) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
7) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
8) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
9) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
10) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
11) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
12) Franco Colapinto (Williams/Mercedes)
13) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
14) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
15) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
16) Liam Lawson (RB/Honda RBPT)
17) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
18) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
19) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
20) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)