spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

EUA capturam outro petroleiro da Venezuela no Caribe; veja vídeo

Identificado como Olina, embarcação navegava sob a bandeira falsa de Timor-Leste, segundo governo americano, e estava sancionado desde janeiro de 2025

EUA intercepta mais um navio petroleiro da Venezuela / Foto: Reprodução

Os Estados Unidos capturaram mais um petroleiro da Venezuela no Mar do Caribe, perto de Trinidad e Tobago, nesta sexta-feira (9). Foi o terceiro apreendido nesta semana.

A ação foi confirmada nas redes sociais do governo americano, que divulgou vídeo da operação. Veja:

EUA intercepta mais um navio petroleiro da Venezuela

Na última quarta-feira (7), operações semelhantes resultaram na captura de outros dois petroleiros ligados à Venezuela; o Sophia, que navegava utilizando de bandeira panamenha, e o Marinera, antigo Bella 1, com bandeira russa, o que aumentou as tensões entre Washington e Moscou.

Dessa vez, o navio, identificado como Olina, navegava falsamente sob a bandeira de Timor-Leste .

Ele estava sancionado pelos Estados Unidos desde janeiro do ano passado, quando ainda se chamava Minerva M, por fazer parte da chamada frota paralela de navios que navegam com pouca regulamentação ou seguro conhecido.

Na postagem na rede social X, o U.S. Southern Command, que é um comando conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos, divulgou que, “mais uma vez, as forças conjuntas enviaram uma mensagem clara esta manhã: “não há refúgio seguro para criminosos”.

"Em uma ação realizada antes do amanhecer, fuzileiros navais e marinheiros da Força-Tarefa Conjunta Southern Spear, em apoio ao Departamento de Segurança Interna, partiram do porta-aviões USS Gerald R. Ford e apreenderam o navio-tanque Olina no Mar do Caribe sem incidentes", escreveu o órgão oficial, na postagem.

A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, repostou o vídeo da operação em seu perfil. Segundo ela, ele faz parte da frota de “navios fantasma” que tenta burlar as sanções impostas pelo governo americano.

"Garantimos uma abordagem segura e eficaz, em conformidade com a lei. As frotas fantasmas não escaparão da justiça. Elas não se esconderão sob falsas alegações de nacionalidade. A Guarda Costeira apreenderá petroleiros sancionados, fará cumprir as leis americanas e internacionais e eliminará essas fontes de financiamento para atividades ilícitas, incluindo o narcoterrorismo" , postou.

Segundo agências internacionais, o Olina partiu da Venezuela na semana passada carregado com petróleo, como parte de uma flotilha de 10 navios, logo após os Estados Unidos prenderem o ditador venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa Cilia Flores, em 3 de janeiro , e retornava à Venezuela, depois do bloqueio americano às exportações de petróleo venezuelanas.

A Casa Branca afirmou no início desta semana que o presidente Donald Trump “não tem medo” de continuar apreendendo petroleiros sancionados, apesar das preocupações de que isso possa aumentar as tensões com a Rússia e a China.

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.ultimas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques