Os Estados Unidos impuseram nesta quarta-feira (30) a Lei Global Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Lei Global Magnitsky é um dos dispositivos mais severos disponíveis para Washington punir estrangeiros, com sanções econômicas, criada originalmente para alcançar autores de graves violações de direitos humanos e práticas de corrupção.
A decisão foi publicada no site do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA.
Segundo o texto da implementação da Lei, Moraes é "alvo de sanções motivadas pela ação de políticos brasileiros que traem nossa pátria e nosso povo em defesa dos próprios interesses".
Classificados pela imprensa internacional, a exemplo da The Economist, como um “ataque sem precedentes” dos Estados Unidos à soberania nacional brasileira, a taxa de 50% sobre os produtos exportados pelo Brasil e a medida contra o juiz da Suprema Corte Nacional, estariam atendendo uma articulação do clã bolsonarista, que tenta forçar a anistia do ex-pesidente Jair Bolsonaro, acusado de liderar a tentativa de golpe de estado que culminou nos atos de 08 de janeiro








