A mais nova pesquisa eleitoral para a prefeitura de Valparaíso de Goiás aponta um empate, agora numérico, na casa dos 33%, entre os candidatos Zé Antônio (PL) e Marcus Vinícius (MDB).
De acordo com o levantamento do Instituto Lupa Pesquisas, na modalidade estimulada, onde o respondente recebe a lista dos candidatos, Marcus Vinícius aparece com 33,94%, enquanto Zé Antônio tem 33,16% das intenções de votos.
Na comparação com o levantamento anterior, realizado pela mesma instituição e publicada em 02 de agosto, o candidato do PL cresceu 8,06%, acima da margem de erro de 5%, enquanto o emedebista oscilou apenas 2,84%, esse, dentro da margem de erro.
De acordo com analistas políticos, o crescimento de Zé Antônio estaria acontecendo a medida em que ele e sua candidatura se tornam mais conhecidos pela população, enquanto e estagnação de Marcus Vinicius seria devido a sua atuação como secretário de infraestrutura da cidade, quando obras não foram concluídas ou mal feitas, além da sua ligação com casos de corrupção. Ele responde à justiça por fraude em licitação.
Fora da polarização dos ponteiros, Maria Yvelônia (SD) tem 7,83% e a ex-prefeita Lucimar (PT) aparece com 4,93% da preferência dos respondentes. Wesley Pacheco (NOVO) pontuou com 3.92%.
A pesquisa aponta que ainda há 14,62% dos eleitores estão indecisos, não sabem em quem vão votar e ou não vão votar.
Na modalidade espontânea, quando o eleitor não tem a lista dos candidatos e opina aleatoriamente, o empate técnico também já é notado após o avanço de Zé Antônio, que aparece com 20,37% da preferência dos entrevistados, enquanto Marcus Vinícius permanece nos 23,76%. Neste formato, 40,21% dos respondentes se declararam indecisos. Aqui Maria Yvelônia foi citada por 7,31% dos respondentes, Lucimar por 2,35% e Wesley Pacheco por 0,52%.
O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 12 de setembro com 383 respondentes a partir de 16 anos e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-00501/2024. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.