O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, recebeu neste sábado (9) o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em Kiev, de acordo com um alto funcionário do governo ucraniano.
“Neste momento, uma visita de Boris Johnson em Kiev começou a partir de uma reunião individual com o presidente Zelensky”
, disse Andriy Sybiha, vice-chefe do gabinete do presidente da Ucrânia, em uma postagem no Facebook.
Pelo Twitter, a embaixada do Reino Unido na Ucrânia postou uma foto dos dois líderes sentados em uma sala de reuniões com a legenda “surprise” (surpresa, em português).
“O primeiro-ministro viajou para a Ucrânia para se encontrar pessoalmente com o presidente Zelensky, em uma demonstração de solidariedade ao povo ucraniano. Eles discutirão o apoio de longo prazo do Reino Unido à Ucrânia e o primeiro-ministro estabelecerá um novo pacote de ajuda financeira e militar”
, disse um porta-voz de Downing Street.
O Reino Unido vai enviar à Ucrânia mais 100 milhões de libras, cerca de US$ 130 milhões, de apoio militar, já havia dito primeiro-ministro Boris Johnson na sexta-feira (8) após uma reunião com o chanceler alemão Olaf Scholz.
Já a Secretária dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Liz Truss, tweetou dizendo que o Reino Unido enviará mais “ajuda letal” à Ucrânia, incluindo 120 veículos blindados e novos sistemas de mísseis anti-navio.
Fonte: CNN Brasil