A primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio veio no surfe com o ótimo desempenho de Ítalo Ferreira.
Ítalo venceu o japonês Kanoa Igarashi que pouco antes havia desclassificado o outro brasileiro, Gabriel Medina. Como a modalidade estreou nesta edição de Tóquio, o potiguar se tornou o primeiro campeão olímpico da modalidade na história.
Logo na primeira manobra que tentou, Ítalo quebrou a prancha e teve que gastar energia para buscar uma nova. Enquanto isso Kanoa Igarahi abria uma vantagem com 4,5 contra 1,7 do brasileiro. Mas Ítalo não deixou barato e logo na onda seguinte conquistou uma nota 7 e foi para 8,7, passando a pressão para o japonês.
Antes mesmo do adversário tentar outra manobra, Ítalo Ferreira pegou outra onda e somou mais 5,5 de nota, ficando com 12,5 no geral contra 5,6 de Igarashi. Faltando pouco mais de 18 minutos para o fim da prova, Ítalo tentou uma manobra, mas não teve nota suficiente para trocar o 5,5 que havia recebido na última.
Igarashi parecia outro em relação ao que desbancou Medina, não conseguindo encontrar boas ondas, ao contrário de Ítalo, que aos 15 minutos fez outra boa manobra e recebeu nota de 7,7, somando 14,77 no geral.
Nos últimos 10 minutos, Kanoa tentou algumas ondas, mas sem sucesso, aumentando a nota apenas para 6,6. Nos últimos minutos, Ítalo abriu ainda mais a vantagem para 15,14 e deixou o relógio correr para comemorar o primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas.