O governador de São Paulo, João Doria, é o vencedor das prévias peessedebista para a escolha do pré-candidato do PSDB à Presidência da República em 2022.
O anúncio foi feito em Brasília no início da noite deste sábado (27) pelo presidente nacional da legenda, Bruno Araújo. Doria obteve 53,99% dos votos tucanos, derrotando o governador gaúcho Eduardo Leite, que somou 44,66%, e o ex-senador Arthur Virgílio, com 1,35%.
A escolha foi feita por 30 mil filiados que participaram do processo de forma presencial ou remota. A decisão coloca fim à disputa interna e afunila ainda mais a busca entre os partidos do centro por uma terceira via.
Diferentemente do que ocorreu no domingo (21), quando o processo de votação foi suspenso em função de problemas técnicos no aplicativo original, a nova ferramenta funcionou bem ao longo deste sábado. Mesmo assim, Araújo afirmou que o sistema de segurança do novo aplicativo barrou 26 mil tentativas de invasão.
Pouco tempo após o anúncio da vitória, o PSDB anunicou a candidatura de Doria ao pleito de 2022.
"João Doria é o nome do PSDB para a disputa presidencial de 2022. Ele foi escolhido por 53,99% dos filiados que votaram nas prévias"
, publicou o perfil oficial da legenda no Twitter.
Após a confirmação da sua escolha, dória também comemorou nas redes sociais e pregou a união de todos que tomaram partido de um dos três concorrentes:
"Obrigado aos filiados do PSDB pelo voto de confiança. O PSDB sai fortalecido. As prévias foram um exemplo de democracia. Estamos do mesmo lado. Do lado do Brasil. A partir de agora, Eduardo, Arthur e eu estaremos unidos na construção do melhor projeto para o Brasil!"
, postou.