Sem os alvarás da vigilância sanitária, empresas que empregam centenas de pessoas em Valparaíso de Goiás e geram milhões em impostos por ano, podem deixar a cidade.
Segundo os empresários, algumas atividades, como o comércio de produtos médicos hospitalares, precisam do alvará da vigilância para desempenhar suas atividades.
"Acontece que esse alvará vence no último dia do ano (31 de dezembro) e a gente passa todo o mês de janeiro e um pedaço de fevereiro a espera da definição da taxa de renovação, perdendo faturamento e levando um prejuízo, que não dá mais para a gente arcar"
, disse um desses empresários que pediu anonimato.
A Unidade Financeira de Valor de Valparaíso (UFIV), que corrige e define as taxas, precisa ser aprovada pela Câmara Municipal após o envio da prefeitura, que, segundo os empreendedores, nunca se antecipa ao recesso parlamentar, fazendo com que o tema seja apreciado apenas em fevereiro.
"O pessoal da Susfim e da vigilância falam que a gente pode trabalhar tranquilo, que a fiscalização não vai bater na nossa porta, mas a gente não pode trabalhar no improviso, na maracutaia como eles"
, disse o mesmo empresário, que completou:
"Em outros lugares a coisa é levada a sério, e nossos negócios não se limitam a Valparaíso, nossos fornecedores também não nos atendem sem o alvará da vigilância."
Algumas atividades, como a de comércio de produtos médicos hospitalares, que fatura cerca de R$ 100 milhões por ano e emprega diretamente cerca de 100 pessoas na cidade, precisam apresentar o Alvará da Vigilância Sanitária tanto para seus clientes, normalmente do setor público, quanto para seus fornecedores, que só podem vender à empresas habilitadas.
"Nós vamos ter que avaliar se vamos querer arcar com esse prejuízo no ano que vem, talvez seja melhor mudar de cidade"
, lamentou o empresário.
Consultada, a prefeitura de Valparaíso não retornou ao contato do Jornal até o fechamento da matéria.
ESTAMOS SEM FISCALIZADORES, TEM MAS NÃO FUNCIONA, EXATAMENTE ISTO QUE SENTIMENTOS EM RELAÇÃO A TODOS OS ATENDIMENTOS NESTE LOCAL!
QUE TRISTE OUVIR 😢
ISTO QDO PRECISAMOS TANTO DE EMPREGO E A MOROSIDADE DO SISTEMA NEM SE IMPORTA COM ISTO, VAMOS RESPONDER A TUDO ISTO NO PRÓXIMO PLEITO, COMO PUDEMOS ENGANAR TANTO E ELEGER ESTA EQUIPE E NA EXECUÇÃO E TAMBÉM NA LEGISLAÇÃO. SECRETÁRIOS CONSEGUIRAM SER PIORES QUE O 1° MANDATO,