spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Deputados derrubam definitivamente a PEC do voto impresso e impõem forte derrota a Bolsonaro

Os deputados federais decidiram nesta terça-feira (10) pela rejeição definitiva e, consequentemente, pelo arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretendia implantar o voto impresso nas eleições tão defendido por Bolsonaro e sua base.

Para continuar tramitando, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos, mas obteve apoio de apenas 229 deputados, sendo rejeitada por outros 218 parlamentares. Ao todo, 448 votos foram computados.

Plenário da Câmara Federal em votação da PEC 132 do voto impresso (11-08-2021) / Foto: Cleia Viana (Câmara Federal)

A derrota da proposta defendida pelo presidente Jair Bolsonaro foi de tal forma contundente que, mesmo que todos os 64 votos de deputados não presentes, mais o do presidente Arthur Lira lhes fossem favorável, ainda assim a PEC não passaria adiante.

Para o presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL), o assunto agora está vencido:

“Eu queria, mais uma vez, agradecer ao plenário desta Casa pelo comportamento democrático de um problema que é tratado por muitos com muita particularidade e com muita segurança. A democracia do plenário desta Casa deu uma resposta a esse assunto e, na Câmara, eu espero que esse assunto esteja definitivamente enterrado”, disse.

A impressão do voto depositado na urna eletrônica é defendida por Bolsonaro, que tem feito ataques sem provas ao sistema eleitoral e já ameaçou agir “fora das quatro linhas” da Constituição.

Bolsonaro, inclusive, passou a ser investigado no inquérito das Fake News após publicar ‘mentiras’ a respeito de supostas vulnerabilidades das urnas, ao contrário das provas que vinha prometendo cerca de um mês antes. O presidente também tem acusado ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de interferir no debate e, em diversas oportunidades, ameaçou com a não realização das eleições em 2022 caso a matéria fosse rejeitada.

.ultimas

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques