Um grupo de deputados bolsonaristas apresentou um projeto de decreto legislativo para invalidar resolução da Anvisa que aprova a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.
Eles argumentam que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a proporção de casos sintomáticos de infecção pelo coronavírus nessa faixa etária é menor do que em pacientes mais velhos.
O projeto ressalta que o imunizante precisaria passar por novas fases de estudo para atestar a sua segurança na aplicação em crianças e adolescentes. Com informações da CNN Brasil.
A perspectiva é de que o decreto seja discutido apenas após o fim do recesso parlamentar, em fevereiro. Até lá, Ministério da Saúde deve incluir o imunizante no PNO (Plano Nacional de Operacionalização).
Bia Kicis (PSL-DF), aliada de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro (PL) e uma das autoras do decreto, informou que vai conversar sobre o assunto com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Assinam o projeto, já protocolado na Câmara dos Deputados, além da autora Bia Kicis (PSL-DF), Chris Tonietto (PSL-RJ), General Girão (PSL-RN), Junio Amaral (PSL-MG), Dr. Luiz Ovando (PSL-MS) e Diego Garcia (Podemos-PR).
O ato, no entanto, já encontra resistência entre lideranças partidárias. Segundo integrantes da própria base aliada, não caberia ao Congresso Nacional interferir em uma decisão de caráter técnico que cabe ao Ministério da Saúde.