O deputado estadual Zohran Mamdani, de 34 anos, foi eleito na terça-feira (04) o 111º prefeito de Nova York, derrotando o ex-governador Andrew Cuomo e o republicano Curtis Sliwa, aponta a projeção da CNN Internacional.

O democrata, nascido em Uganda e radicado no bairro do Queens, fez história ao se tornar o primeiro muçulmano e o primeiro sul-asiático a comandar a cidade com o maior PIB dos Estados Unidos, além de ser o prefeito mais jovem em mais de um século.
Mamdani obteve mais de 50% dos votos numa candidatura independente, já que foi preterido nas prévias do partido Democrata, que lançou Cuomo, de 67 anos, que chegou a pouco mais de 40% dos votos. O candidato do Republicano, partido do presidente Donald Trump, Sliwa, obteve pouco mais que 7% obteve pouco mais de 7% do votos.
O resultado consolidou uma série de derrotas de Trump, com vitórias Democratas em todos os pleitos do dia, incluindo as eleições para governador na Virgínia e em Nova Jersey.
Relativamente desconhecido até o ano passado, Mamdani construiu uma campanha voltada à acessibilidade e ao custo de vida em Nova York. Seu programa defendia o congelamento de aluguéis em imóveis com aluguel controlado, a construção de moradias populares, o aumento do salário mínimo para US$ 30 por hora (cerca de R$ 161,93 na cotação atual), transporte público gratuito e a elevação de impostos para os mais ricos.








